Entre em contato conosco | [email protected]

Projeto leva 650 jovens de comunidades do Cabo e de Ipojuca para experiências além da sala de aula

Cerca de 650 jovens de 19 comunidades do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, inscritos no Projeto Enter Jovem, vão participar das primeiras visitas culturais do projeto, a partir desta quarta-feira (23), até o dia 30 de abril. As turmas vão sair das salas de aula e conhecer o Espaço Ciência, a Caixa Cultural e o Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife.
O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, é realizado pelo Instituto Enter Jovem, em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho de jovens entre 15 e 29 anos de comunidades em situação de vulnerabilidade nos dois municípios. Serão 3 anos de projeto, com um total de 2,4 mil jovens beneficiados.

“As visitas culturais fazem parte do processo formativo dos jovens, com o objetivo de ampliar a visão de mundo e criar memórias positivas no processo de aprendizagem. Por meio do acesso à cultura e a diferentes leituras e interpretações das expressões artísticas e sociais, fortalecemos o aprendizado para além da sala de aula, promovendo a vivência de novas experiências, que empoderam e constroem sonhos e projetos de vida”, afirma Cleide Moraes, gerente de projetos sociais do Instituto Enter Jovem.

No Espaço Ciência, os jovens participarão da programação especial da Semana dos Povos Indígenas, com oficinas, vivências e atividades que celebram os saberes, a cultura e a ciência dos povos originários. Na Caixa Cultural, eles verão a Mostra inédita no Nordeste do fotógrafo Sebastião Salgado, “Gold – mina de ouro de Serra Pelada”. Já no Museu Cais do Sertão, os jovens farão uma imersão nas culturas e histórias do povo sertanejo brasileiro.

Durante todo o ano, os inscritos terão mais uma visita cultural, além de duas visitas técnicas a empresas. “A metodologia do projeto é muito dinâmica, com aulas teóricas na sala de aula, mas também com oficinas, atividades práticas e visitas culturais e técnicas. Desta forma, aumentamos o repertório social, emocional, cultural e ambiental destes jovens, contribuindo para a inserção deles no mercado de trabalho”, completa Cleide Moraes.

Projeto Enter Jovem – As aulas do projeto tiveram início no dia 10 de fevereiro, com 28 turmas, de 19 comunidades prioritárias do Cabo e de Ipojuca. As atividades são realizadas três vezes por semana, com três horas de duração e abordam temas como Cidadania, Identidade, Empregabilidade, Inserção Produtiva, Empreendedorismo e Participação Social.

7 de maio de 2025

0respostas em "Projeto leva 650 jovens de comunidades do Cabo e de Ipojuca para experiências além da sala de aula"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados | Site criado por: T1site
    X
    Pular para a barra de ferramentas