Aluna Enter Jovem participa da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Cabo

A aluna da Escola Luísa Guerra do Projeto Enter Jovem, no Cabo de Santo Agostinho, Estherfany Batista Lopes, participou como delegada da 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Hotel Intercity, no dia 22 de julho. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulheres e Direitos Humanos, reuniu autoridades, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, foram destacadas pautas essenciais para o fortalecimento da democracia e o combate às desigualdades raciais, além da importância da reparação histórica como caminho para uma sociedade mais justa. “Estherfany participou da conferência como delegada, ou seja, com direito a voz e voto para a escolha de políticas públicas de igualdade racial para o município”, destaca a educadora social do Projeto Enter Jovem, Cássia Jane.

Ela acrescentou que a aluna foi convidada a participar da Conferência pela membro do comitê organizador da Conferência, Juliana Araújo, que participou de uma das aulas do Projeto Enter Jovem, no módulo “Cultura de Paz”, falando sobre racismo cultural.

“Ter uma aluna do nosso Projeto nesta conferência é dar voz à juventude, ampliar a voz da juventude na escolha das políticas públicas. Eles precisam e devem participar dos espaços de decisão e construção da política pública para serem representados”, ressalta Cássia.

Estherfany destacou que foi uma experiência maravilhosa, ao compreender que a fala e a união são poderosas para todo cidadão. “Se forem bem direcionadas, podemos transformar o mundo. Juntos podemos fazer história e garantir que as futuras gerações desfrutem do que já é nosso por direito. Que esta mudança comece por cada um de nós”, afirma a aluna que faz parte do “Comitê de Juventude” do Projeto Enter Jovem.

O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.