O Instituto Enter Jovem realizou, no último sábado (26), o terceiro encontro de formação continuada com os(as) educadores(as) sociais que atuam no Projeto Enter Jovem. A atividade ocorreu no Centro de Formação de Professores de Ipojuca e teve como foco a temática do empreendedorismo a partir do território e plano de negócios com o modelo canvas.
A convidada especial do encontro foi Tayná Passos, empreendedora, consultora, chef, pesquisadora alimentar e produtora cultural, à frente do restaurante Dùn Ajeun – Culinária Diaspórica, que propõe o resgate e a valorização de ingredientes de matriz africana e indígena na culinária brasileira.
Durante sua participação, Tayná compartilhou sua trajetória e conduziu uma palestra interativa sobre empreendedorismo e plano de negócios. O diálogo com os educadores girou em torno de questões como: “Por que empreender a partir do território?”, “Qual a importância de quebrar ciclos de dependência?” e “Como a autonomia e o protagonismo podem fortalecer a comunidade e gerar renda?”.
No turno da tarde, a equipe de inserção produtiva do projeto, formada por Wallesca Almeida e Emilly Silva, apresentou os próximos passos para a construção do “Desafio Empreender”, que será proposto aos alunos em agosto, a partir de edital que selecionará e premiará com capital semente as melhores ideias empreendedoras.
A formação faz parte da proposta do Instituto Enter Jovem de fortalecer a atuação dos profissionais e fomentar práticas educativas conectadas à realidade e aos territórios dos jovens atendidos.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.