O Instituto Enter Jovem e o Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) realizaram, na última terça-feira (26), uma reunião para fortalecer a parceria voltada à inserção produtiva dos alunos do Projeto Enter Jovem.
O sindicato, em articulação com empresas parceiras da Petrobras, está desenvolvendo o Programa Jovem Petroleiro – Jovem Aprendiz. O programa abre oportunidades para jovens de 18 a 22 anos, que tenham concluído o ensino médio nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ingressarem no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições como SINE, SENAC, SESI, Rede Cidadã, entre outras.
O encontro aconteceu no escritório do Instituto e contou com a presença da presidenta e gerente de projeto da organização, Cleide Moraes, das profissionais de inserção produtiva, Wallesca Lima e Emilly Vitória, além do diretor do Sindipetro, Diego Liberalino e do assessor do Sindipetro, Bruno César.
Segundo Wallesca Lima, a parceria “impulsiona a empregabilidade juvenil, amplia os caminhos de inserção produtiva e contribui para o fortalecimento da região”. A expectativa é que a expansão da Petrobras no território gere novas vagas de trabalho, que poderão ser ocupadas pelos jovens encaminhados a partir dessas articulações.
Diego Liberalino acrescenta: “Estamos fazendo nosso papel de articular e aproximar os jovens qualificados pelos projetos das empresas. Nossa luta é ampliar o número de jovens empregados na região”.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com @petrobras através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento nas regiões.