O Instituto Enter Jovem realizou, no dia 27 de setembro, a 4ª Formação Continuada dos(as) Educadores(as) do Projeto Enter Jovem, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Ipojuca. O encontro teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas a partir da reflexão sobre a função social do(a) educador(a) e da educação popular e contou com a participação da PHD em Educação e docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sandra Regina Paz.
“Trabalhamos os textos do educador Paulo Freire, do livro ‘Pedagogia da Autonomia’, com debates, produção de conhecimento e reflexão, conectando com as experiências pedagógicas desenvolvidas pelos educadores do projeto com os jovens ao longo destes quase oito meses do primeiro ciclo formativo”, afirmou Paula Ferreira, coordenadora pedagógica do Instituto Enter Jovem.
Ela acrescentou que a professora Sandra Regina foi muito assertiva em suas reflexões e contribuições, trazendo Paulo Freire como uma grande referência ao se discutir educação numa perspectiva de amorosidade, da horizontalidade e do ensinar e aprender de forma mútua entre o educador e o educando.
Para a educadora social Merciane Lúcia, que atua no Engenho Algodoais, no Cabo de Santo Agostinho, a formação foi de grande relevância. “As atividades promoveram reflexões profundas da nossa prática educativa e da responsabilidade que temos no processo de construção da autonomia e do protagonismo dos jovens. Nós, educadores, saímos do encontro com a bagagem cheia de conhecimento e esperança”, completou.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com @petrobras através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento nas regiões.
Criar álbum:



