O Instituto Enter Jovem assinou simbolicamente, no último dia 26 de setembro, na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca (PE), a parceria dentro do Programa Petrobras Socioambiental, que vai destinar mais de R$ 109 milhões até 2029 para ações de educação, sustentabilidade, conservação ambiental e geração de renda em Pernambuco.
A cerimônia marcou a ampliação da carteira de projetos apoiados pela Petrobras no estado e reuniu gestores da companhia, representantes do poder público, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil. O Instituto Enter Jovem participou com suas equipes de gestão, comunicação, pedagogia e monitoramento e com alunos e alunas que integram o projeto.
Ao todo, nove projetos socioambientais foram apresentados, beneficiando mais de 21 mil pessoas em 29 comunidades de sete municípios próximos à RNEST. O Enter Jovem foi reconhecido pelo trabalho contínuo de formação cidadã e inserção produtiva de adolescentes e jovens do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. A iniciativa foi citada como exemplo de projeto que integra ações de educação e cidadania a estratégias de empregabilidade e geração de oportunidades, atendendo centenas de jovens em situação de vulnerabilidade, articulando escolas, famílias e comunidades, e agora passará a atuar de forma integrada com outras organizações socioambientais apoiadas pela Petrobras.
Para Cleide Moraes, gestora de projetos do Instituto Enter Jovem, a assinatura é um marco para a continuidade do trabalho. “Estar novamente junto à Petrobras reforça a confiança no impacto que o Enter Jovem tem na vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Essa parceria amplia nosso alcance, fortalece a rede de proteção e garante que mais jovens tenham acesso a oportunidades que transformam realidades”, destacou.
A solenidade contou com a presença de representantes e fiscais de projetos da Petrobras, membros do Comitê Comunitário da RNEST e representantes dos projetos ALFA-EJA Brasil, IEMJE Socioambiental, Budiões, Coral Vivo, Meros do Brasil, Programa Autonomia e Renda Petrobras, Energia que Alimenta o Amanhã (Instituto Capim Santo) e Rio Vivo – Massangana da Nascente à Foz.



