No dia 24 de outubro, 407 alunos do Projeto Enter Jovem receberam seus certificados de conclusão do ciclo 2025. A cerimônia, realizada no Clube Municipal de Ipojuca, reuniu os jovens, seus familiares, educadores, representantes da Petrobras, das instituições e empresas parceiras, além da equipe do Instituto Enter Jovem. Foi um grande encontro com homenagens, agradecimentos, confraternização, apresentação das turmas e do Comitê de Juventudes, além da divulgação do balanço do projeto e do vídeo institucional.
Durante oito meses deste ano, jovens de 19 comunidades do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, em vulnerabilidade pessoal e social, participaram das 265 horas aula, além das visitas culturais e técnicas. Eles também realizaram projetos de intervenção comunitária, participaram dos Comitês de Juventudes e elaboraram projetos para o Desafio Empreender, no qual 20 foram apoiados com R$2 mil de capital semente. Dos mais de 400 jovens que finalizaram este ciclo, 347 foram encaminhados para processos seletivos e 101 estão inseridos no mercado de trabalho formal.
“Estamos trabalhando para elevar a capacidade de inserção produtiva e o repertório social, emocional, cultural e ambiental destes jovens. Foram oito meses com muitas realizações e envolvimento dos adolescentes, com atividades feitas ‘com’ eles e não apenas ‘para’ eles, construídas através da perspectiva da educação que transforma e sendo realizadas por muitas mãos. Agradeço a todas as instituições parceiras, familiares, poderes públicos locais, educadores e profissionais envolvidos neste trabalho”, ressaltou Cleide Moraes, gerente de projetos do Instituto Enter Jovem.
Durante a cerimônia, os jovens subiram ao palco com suas turmas, recitaram poesias, agradeceram e falaram sobre suas trajetórias no projeto e no mundo do trabalho. “Quero parabenizar todos os envolvidos no projeto e agradecer aos que me ajudaram a conseguir o que eu queria: minha qualificação, minha empregabilidade e a capacidade de ajudar a minha comunidade”, disse o aluno Enter Jovem, de Ipojuca, José Renato.
A aluna do Cabo de Santo Agostinho, Tomázia Soares também agradeceu e falou da sua experiência no Comitê de Juventude. “Encerro este ciclo com o coração cheio de gratidão. Foi um tempo de aprendizados, desafios e de convivência com pessoas incríveis. No comitê, sonhamos e criamos juntos, nos apoiamos e mostramos que quando a juventude se une com propósito, o resultado é inspirador”, afirmou. O poema coletivo da turma do Engenho Serraria, no Cabo de Santo Agostinho, finalizou: “O futuro começa agora e ele está em nossas mãos”.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões


