3 de outubro
Nesta quinta-feira (2 de outubro), o Instituto Enter Jovem realizou uma roda de conversa com cerca de 40 estudantes do 8º ano da Escola Estadual Professor Marcos de Barros Freire, no bairro do Ibura, em Recife (PE). A atividade abordou cuidados com a saúde socioemocional na adolescência e foi conduzida pela assistente social e gerente de projetos do Instituto, Cleide Moraes, e pela psicóloga do Instituto Raffaela Marcelly.
De forma lúdica e criativa, o encontro reforçou a importância de os adolescentes compreenderem a necessidade de pedir ajuda em momentos de sofrimento e de se apoiarem mutuamente no ambiente escolar. “Ouvir os jovens é a chave fundamental para evitar muito sofrimento na adolescência”, destacou a psicóloga Raffaela Marcelly.
Durante a atividade, também foi sugerido que a escola promova ações de sensibilização com professores e equipe pedagógica, a fim de ampliar a escuta e o acolhimento dos estudantes. “É essencial que a comunidade escolar saiba como agir e para onde encaminhar os adolescentes em situações de sofrimento”, afirmou Cleide Moraes.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Instituto Enter Jovem voltadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da saúde mental de adolescentes e jovens. “Promover o afeto e a escuta nas escolas e comunidades é fundamental no enfrentamento às diferentes formas de violência, especialmente as silenciosas, que podem gerar ansiedade, depressão e até levar ao suicídio entre o público infanto-juvenil”, completou Cleide Moraes.



