O segundo encontro de formação continuada dos educadores sociais do Projeto Enter Jovem foi realizado no Museu do Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, neste sábado (31 de maio). A programação teve como foco a ampliação de conhecimentos nas áreas de Empreendedorismo e Direitos Humanos e Cultura de Paz, reunindo 18 dos 23 educadores e a equipe técnica do projeto.
A primeira palestra foi conduzida pela professora doutora Carla Oliveira, consultora do SEBRAE e do SENAC, abordando o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Em seguida, o professor e doutorando em Antropologia David Gonzaga promoveu reflexões sobre direitos humanos e a construção de uma cultura de paz.
Ambas as atividades incentivaram debates e dinâmicas em grupo, conectando os conteúdos à prática pedagógica e às próximas ações do projeto, como o “Desafio Empreender” — que contará com capital semente para as melhores propostas — e a elaboração de projetos de enfrentamento às violências.
Durante a tarde, os educadores revisaram o planejamento pedagógico, definiram novas estratégias e construíram coletivamente os recursos necessários para o avanço das atividades. O encontro foi encerrado com informes gerais e orientações sobre as visitas técnicas, os encontros de representantes de turmas e os próximos passos do projeto.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.