Trinta e oito representantes das turmas do Projeto Enter Jovem reuniram-se no dia 3 de junho, no Primeiro Encontro do Comitê de Juventude, realizado na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho. O evento reuniu dois líderes de cada turma – escolhidos entre eles em sala de aula – e promoveu reflexões sobre o papel e atribuições dos líderes, ressaltando como podem ser exemplos positivos para suas turmas, famílias e comunidades.
“O Comitê de Juventude do Projeto Enter Jovem faz parte de um processo educativo de incentivo ao protagonismo juvenil e de formação de novas lideranças. Os representantes de turma ocupam um papel especial na gestão do projeto, auxiliando os educadores(as) na sala de aula, no território e na cidade”, afirmou a gerente de projetos sociais do Instituto Enter Jovem, Cleide Moraes.
“Foi muito bom conhecer os outros representantes. Todos nós temos dificuldades, mas ouvir relatos de pessoas que caminham 40 minutos à noite para chegar ao curso me motiva a aproveitar mais as oportunidades que temos”, afirmou José Renato Freire dos Santos, 19 anos, representante de turma da Escola Estadual Domingos de Albuquerque, em Ipojuca.
Também participaram do encontro quatro ex-alunos do Comitê de Juventude do Projeto Enter Jovem realizado em 2019. “ O Enter Jovem me ensinou muito mais do que me preparar para o mundo do trabalho. Aprendi a cuidar dos meus projetos de vida e a compreender a importância de ajudar quem mais precisa na minha comunidade. Nunca vou esquecer”, destacou Lauana Gusmão, ex-aluna do Enter Jovem e estudante de Enfermagem.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.