O Instituto Enter Jovem manifesta profunda indignação diante da operação policial realizada no dia 28 de outubro, nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes.
Somos uma organização que trabalha por oportunidades de educação, trabalho, cultura, lazer, esportes e tudo que contribui para o desenvolvimento dos jovens nas comunidades e na sociedade. Acreditamos na juventude e nos empenhamos para que suas famílias tenham o apoio das políticas públicas necessárias. É inaceitável que jovens — em sua maioria pretos e pobres — sigam sendo alvos de uma política de segurança pública que mais mata do que protege.
Questionamos o papel de um Estado que não garante a proteção de sua juventude e que segue reproduzindo desigualdades históricas, nas quais a pobreza e o racismo tornam pessoas e territórios inteiros mais vulnerabilizados. Vemos com indignação uma política histórica de negação dos direitos básicos – educação, moradia, saúde, segurança e oportunidades – à população das favelas e periferias.
O Instituto Enter Jovem se solidariza com as famílias que hoje sentem a dor de perder alguém de forma tão brutal. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da vida, da juventude e da justiça social.



