A turma da Escola Municipal Eduardo Campos do Projeto Enter Jovem, em Ipojuca, visitou a Secretaria Especial da Mulher do município, no dia 5 de agosto, e conheceu os programas, equipamentos e serviços da prefeitura para proteção das mulheres. A atividade fez parte do módulo de Direitos Humanos e Cultura da Paz, trabalhado pelo educador Ewerton Eduardo Vitorino com seus alunos, e fez alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Durante a visita, os alunos conheceram “Patrulha Maria da Penha”, “Maria da Penha nas Escolas”, “Centro de Referência Dona Amarina”, “Juntos por Elas”, “Empoderamento Feminino”, “Prevenção ao Tráfico de Pessoas”, dentre outros, com o objetivo de proporcionar uma compreensão sobre o funcionamento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e fortalecer o compromisso com a promoção da equidade e do respeito.
“Foi uma experiência transformadora, que reforçou a importância da educação comprometida com os direitos humanos e a cidadania. Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e refletindo sobre os desafios e o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou Ewerton Eduardo. Ele ainda acrescentou que a aluna Laura Fernanda, do Comitê de Juventude do Enter Jovem, trabalhou na articulação da visita e engajou os colegas a participarem.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.