Os alunos do Projeto Enter Jovem, da turma do Engenho Serraria, em Cabo de Santo Agostinho, conheceram o Sistema de Agrofloresta, que combina produção agrícola com conservação da biodiversidade. No dia 4 de julho, como parte do módulo de Intervenção Comunitária, os alunos participaram do encontro “Conhecendo sua comunidade”, que teve como convidado o agente de saúde do território, José Luiz, cuidador de um terreno utilizado para este sistema, no Engenho Serraria.
Durante o encontro, os alunos conheceram a parte teórica do processo e, em breve, será marcada uma visita ao espaço. “Foi mostrado como funciona o sistema agroflorestal e discutida a importância da utilização de terrenos inativos na comunidade e da agricultura como fonte complementar de renda. Os alunos gostaram bastante e ficaram muito interessados”, afirmou o educador social da turma, Luiz Carlos de Oliveira Júnior.
O sistema agroflorestal promove a interação e o benefício mútuo entre diferentes espécies, como árvores, culturas agrícolas, animais. No terreno apresentado aos alunos, é produzido macaxeira, batata doce, alface, rúcula, juntamente com árvores frutíferas, como mangueira, jaqueira, além da criação de galinhas para a produção de ovos.
O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.