#SouEnterJovem – Emilly Silva

#SouEnterJovem
“O futuro começa com oportunidades e com gente que acredita”
Emilly Silva, assistente de Inserção Produtiva do Instituto Enter Jovem e ex-aluna do Projeto Enter Jovem

Em 2019, a jovem Emilly Silva, era aluna do Ensino Médio da Escola EREM Frei Otto, em Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, e se inscreveu no Projeto Enter Jovem, sem ter ideia, ainda, das mudanças em sua vida e do crescimento profissional e pessoal que estavam por vir. Em 2020, ela também participou do Enter Jovem Voluntário, fazendo a entrega de cestas básicas a comunidades carentes, durante a pandemia de covid-19. “Foi uma experiência incrível. Entrei de um jeito e saí completamente diferente, com uma visão de mundo muito mais ampla”, ressalta.

Hoje, Emilly faz parte da equipe de profissionais do Instituto Enter Jovem, como assistente de inserção produtiva, cuidando da empregabilidade de outros jovens. Seis anos depois do seu primeiro contato com o Enter Jovem, agora, ela sabe como a força de um projeto pode mudar a vida de quem se aproveita das oportunidades oferecidas. “O Enter Jovem pode ser a virada de chave na vida de um jovem, assim como foi na minha. É muito gratificante”, afirma.

Além de trabalhar no Instituto, Emilly é estudante do terceiro período do curso de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após muito esforço e dedicação. “Minha caminhada até aqui não foi fácil, mas cheia de aprendizados”, destaca. Ela se preparou para o Enem, fazendo cursinho pré-vestibular da prefeitura, enquanto trabalhava. Fez as provas do Enem em 2019 e não teve resultado o esperado. Voltou a se dedicar aos estudos e, em 2023, conseguiu a nota necessária e ingressou na universidade federal pelo SISU. “Foi uma vitória enorme para mim. Estou numa fase nova, colhendo os frutos que plantei nos últimos anos. Às vezes nem acredito em tudo que consegui”, comemora.

Ela ressalta que trabalhar atualmente justamente com jovens como ela foi há alguns anos é muito gratificante. “Um dia estive do outro lado, sonhando em ser alguém, em fazer diferente. Ainda busco muitas coisas. Mas, hoje, estar com eles(as), acompanhando essa caminhada, é uma das maiores provas de que vale a pena acreditar”, destaca. Ela completa: “quando a gente se engaja em um Projeto como o Enter Jovem, a gente vê que o mundo é maior do que o bairro onde a gente cresceu, que existem caminhos possíveis, sim, mesmo que às vezes pareçam distantes”.

Para ela, a educação que vai além da sala de aula, que leva vivência, troca e empoderamento aos jovens, como acontece nas atividades do Projeto Enter Jovem, são extremamente importantes e enriquecedoras. “O Projeto Enter Jovem abre portas, desperta sonhos. E o futuro começa com oportunidades e com gente que acredita”.

O Enter Jovem é um projeto realizado em parceria com a @petrobras, através do programa #PetrobrasSocioAmbiental, e oferece qualificação socioprofissional, educação socioemocional e formação empreendedora para jovens entre 15 e 29 anos nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, preparando-os para o mundo do trabalho e fortalecendo o desenvolvimento comunitário nas regiões.