Entre em contato conosco | [email protected]

Virtude de Hospitalidade

 

RECEBER A VIDA – TOMAR POSSE

Uma virtude importante a ser desenvolvida por todos nós é a hospitalidade!

E o que é hospitalidade? Em um conceito geral, a hospitalidade é entendida pelo ato de hospedar, ou seja, receber e cuidar de alguém que pertença a um ambiente diferente do anfitrião.

Mas quando transformamos a hospitalidade em uma virtude, significa que é algo que podemos desenvolver, aprender. Podemos nos tornar hospitaleiros, não somente com as pessoas que cruzam nosso caminho, como também com os acontecimentos que chegam em nossas vidas.

Por isso, também podemos dizer, que ser hospitaleiro é aprender a receber a vida, a tomar posse da sua vida como ela é, com suas situações doces e com as situações amargas.

Desenvolver o desejo de receber é fundamental para que eu possa tomar posse da vida que me chega em sua plenitude. Mas se eu só tiver desejo de receber, sem associar a isto um desejo genuíno e sincero de compartilhar, me tornarei egoísta e egocêntrico.

Quando cometo um erro, o melhor a fazer é tomar posse do meu erro, é receber o meu erro, é ser hospitaleiro com o erro e, assim, reconhecendo que errei posso dar o primeiro passo rumo à correção. Quando passo por um problema, recebê-lo e tomar posse entendendo que o problema é meu, me ajuda a começar a buscar uma solução.

Enquanto fico na negação, não consigo avançar.

O processo de aprender com os nossos erros e problemas é mais importante do que o próprio saber, afinal, quando superamos os desafios impostos pela vida, saímos fortalecidos e aprendemos muito sobre quem somos e como podemos caminhar pelo mundo.

Desenvolver a virtude da hospitalidade é aprender a receber o diferente, a respeitar a diversidade que temos no mundo, aprender a transformar o discurso de amor em atitudes amorosas.

Texto: Mariza Hawa

0respostas em "Virtude de Hospitalidade"

    Deixe sua mensagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    DESENVOLVENDO AS JUVENTUDES

    Instituto Enter Jovem

    O Instituto Enter Jovem (IEJ), é uma Organização da Sociedade Civil que nasceu da experiência adquirida ao longo de 12 anos da execução do Programa Enter Jovem no âmbito do Instituto Empreender.

    Rua Siqueira Campos, n 160, sala 308, Edf. São Francisco de Assis, Santo Antônio – Recife/PE CEP. 50.010-010
    Tel.: +55 (81) 99965-4310 - Cleide Moraes
    [email protected]

    RECEBA NOSSAS NOVIDADES

    Todos os direitos reservados | Site criado por: T1site
    X
    Pular para a barra de ferramentas